sábado, 26 de dezembro de 2009

O PODER DO COMPROMISSO!


 
 
Não é novidade para ninguém que o compromisso está em declínio. Em todas as áreas da sociedade, nunca houve um tempo em que as pessoas estivessem tão indispostas a assumirem bons compromissos. Olhe para as relações de amizade, amorosas, religiosas, trabalhistas e outras e verá que a onda do momento é a superficialidade e a "liberdade" do descomprometimento total.

Esta realidade tem trazido muitos prejuízos as pessoas e à sociedade. Os defensores da "liberdade" de não ter compromissos sérios, acham que nisto está o poder e a força, no entanto, está a fraqueza e o fracasso.

As pessoas descompromissadas, ao passar do tempo, não são as que se mostram mais poderosas e fortes, mas sim as mais fracas e que menos contribuíram positivamente consigo mesmas e com a sociedade.

O compromisso na vida de um indivíduo é algo muito poderoso, que pode alavancar atitudes positivas e barrar atitudes destrutivas.

Uma homem comprometido com sua esposa é capaz de honrá-la mesmo em meio ao incentivo a promiscuidade e resistir a todas as ofertas de quebra de compromisso que lhe são apresentadas. O seu compromisso é forte e suficiente para barrar o que é aparentemente "gostoso", mas é destrutivo.

Um jovem pode manter sua virgindade quando está comprometido com valores biblicos e espirituais, mesmo sendo chamado de alienado pela sociedade e sendo pressionado pelos apelos hormonais fortissimos da idade.

Um cristão consegue ser feliz em meio a dor, pois seu compromisso com Deus lhe assegura que o Pai está ali com ele. Esse cristão consegue vencer suas dúvidas e temores mais insistentes, porque tem um compromisso com Deus, que lhe impulsiona a não focar nas circunstâncias.

Uma pessoa que tem um compromisso de amar o próximo é capaz de passar por cima de seus sentimentos egoístas e dedicar-se a minimizar a dor de seu semelhante, buscando e usando seus recursos mais preciosos.

Os exemplos poderiam continuar. Gostaria que você leitor pensasse sobre seus compromissos de vida: Quais são seus compromissos com Deus, com sua pureza, com sua sociedade, com seu semelhante...?

Jesus Cristo é o nosso maior exemplo do poder de um compromisso. O compromisso dele com a missão de ser o nosso Salvador fez com que Ele resistisse a tentações, cumprisse tarefas, não pecasse,  resistisse à dor, não amaldiçoasse a Deus, ensinasse, olhasse os rejeitados com amor, dentre outras muitas coisas.
 
Não seja um descompromissado, firme compromissos sérios e cumpra-os! Conheça a vontade de Deus. Fortaleça sua vida com compromissos que valham a pena. Experimente o poder do compromisso em sua vida.


DEVEMOS BRIGAR?

 

 
 
 
Calma, não fiquei louco. A Bíblia nos orienta a sermos crentes brigões: "o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas." (2 Timóteo 2. 5). É claro que nossa forma de brigar não é a forma como o mundo briga. Nós lutamos segundo as normas de Deus. Brigamos com aquilo que Deus nos orienta a brigar. 

Brigamos contra as tentações, nos esforçando para cumprir a palavra de Deus. "Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado." (1 Coríntios 9. 27) 

Brigamos contra o maligno, que insiste em nos afastar de Deus "porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." (Efésios 6. 12) 

Brigamos com nossas tendências pecaminosas "E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências." (Gálatas 5. 24) 

Brigamos com nossos afazeres e com a tirânia de um mundo ativista, que quer consumir todo nosso tempo e nos afastar de Deus "remindo o tempo, porque os dias são maus." (Efésios 5. 16) 

Brigamos com doenças e situações difíceis, que insistem em tirar nossa alegria "e, ouvindo [o cego e mendigo Bartimeu] que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!" (Marcos 10. 47) 

Brigamos para que o evangelho seja conhecido "mas, apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como é do vosso conhecimento, tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta." (1 Tessalonicenses 2. 2) 

Enfim, cada um de nós poderia acrescentar algo a essa pequena lista que fiz. Brigas válidas e santas diante de Deus.

Somos chamados à luta, somos chamados a brigar com aquilo que não está conforme a vontade de Deus, somos chamados a ficar de pé e encarar os desafios propostos pelo Senhor, somos chamados para sermos brigões dia após dia.

Se você ainda não é um crente brigão, se torne um hoje mesmo!

"Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes." (2 Timóteo 1. 7 - NTLH)

domingo, 6 de dezembro de 2009

O Poder da oração - Por Norbert Lieth


Recentemente recebemos uma carta de uma leitora que mostra quão maravilhosas experiências é possível fazer com o Senhor pela fé. Por isso reproduzimos alguns trechos da carta:



Há poucas semanas ouvimos pelo rádio a notícia de que, devido à ameaça de inundação, deveríamos tirar nossos automóveis da garagem subterrânea. Uma barragem havia se rompido durante a noite, e às 6 horas da manhã a água havia chegado até nosso bairro. Em nossa casa reuniram-se 10 mulheres e imploraram ao Senhor para que Ele, em Sua onipotência, detivesse as águas. Oramos por cerca de 15 minutos. Depois olhamos pela janela para ver até que altura a água já havia chegado. Ela tinha alcançado nosso terreno, mas não o inundou. Aleluia! Alguém informou que a água havia parado de subir nos últimos 15 minutos. Vale a pena orar!


Depois distribuímos sanduíches aos trabalhadores encarregados dos reparos, entregamos folhetos a eles e louvamos ao Senhor! (C. B.)


Praticamente ao mesmo tempo li o seguinte em um jornal:A fé pode remover montanhas


"Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco" (Mc 11.22-24).


Os membros de uma pequena igreja nas montanhas de Great Smoky (EUA) construíram um novo prédio em um terreno que haviam recebido por doação. Dez dias antes da inauguração, o inspetor de obras da localidade informou ao pastor que o estacionamento era insuficiente para o tamanho do prédio. Se a igreja não dobrasse o tamanho do estacionamento, não poderia usar o salão. Infelizmente, a igreja já havia ocupado cada polegada do escasso terreno, com exceção da colina que ficava atrás do prédio. Para criar mais vagas no estacionamento, seria necessário remover a colina. Na manhã do domingo seguinte o pastor anunciou corajosamente que à noite queria reunir-se com todos os membros da igreja que tivessem "fé para remover montanhas". Eles teriam uma noite de oração para pedir a Deus que removesse a colina e providenciasse o dinheiro suficiente para asfaltar o estacionamento antes da inauguração no domingo seguinte. No horário combinado reuniram-se para orar 24 dos 300 membros da igreja. Eles oraram durante cerca de três horas. Às 22 horas o pastor disse o último "Amém". "Conforme está planejado, inauguraremos o salão no próximo domingo", garantiu ele. "Deus nunca nos abandonou, e creio que também desta vez Ele será fiel".


Na manhã seguinte, quando estava trabalhando em seu gabinete, alguém bateu com força na porta. Ao responder "entre!", apareceu um empreiteiro de aspecto rude, que tirou seu capacete. "Desculpe, pastor, sou da empreiteira de obras da localidade vizinha. Estamos construindo um enorme centro de compras e precisamos de terra. O senhor estaria disposto a nos vender uma parte da colina que fica atrás da igreja? Nós pagaremos a terra que tirarmos e asfaltaremos gratuitamente o espaço vazio, desde que possamos dispor da terra imediatamente. Não podemos continuar com a construção do shopping antes que a terra esteja depositada no local e suficientemente compactada".


O novo salão foi inaugurado no domingo seguinte como tinha sido planejado, e no evento de abertura estavam presentes muito mais membros "com fé para remover montanhas" do que na semana anterior.

Seja sincero: você teria participado daquela reunião de oração? Algumas pessoas dizem que a fé é produzida pelos milagres. Mas outras sabem: milagres resultam da fé! (Die Wegweisung 5/99)


Publicamos estes dois exemplos para animar nossos leitores a uma vida de fé e oração!



Paz e Graça

Pr. Paulinho de Jesus